31/03/2018

A cultura da paz na vida em Rotary

PAZ. Uma palavra com apenas três letras, mas que possui uma amplitude universal. No calendário temático dos rotarianos, o mês de fevereiro é dedicado aos temas da “Paz e Prevenção/Resolução de Conflitos”. O Governador Claudio Takata e sua Equipe Distrital fizeram a diferença neste contexto, justamente porque foram pioneiros na organização do primeiro Seminário da Paz do Distrito 4420 do Rotary International. Realizado em 24 de fevereiro, no Campus Rangel da Universidade Paulista (UNIP), na cidade de Santos/SP, o evento mostrou as oportunidades das bolsas de estudos do programa Rotary pela Paz na América Latina, além de apresentar palestras de excelente nível sobre a cultura de paz no mundo.

Em nossa reportagem de capa, trouxemos os detalhes em texto e fotos sobre o sucesso do evento. Ela mostra que, além de ser uma das áreas de enfoque do Rotary em todo o mundo, a paz é algo que precisa ser debatida em todas as esferas da sociedade, passando pela educação familiar, formação profissional, graduação universitária e especializações do ensino superior. Não deixe de conferir. O Seminário PETS 2018-2019 foi outra matéria que mereceu destaque nesta edição da Revista Rotary 4420. Ela conta um pouco sobre o processo de encantamento que o Governador Eleito Carlos Torci pretende aplicar durante sua gestão à frente do Distrito 4420, mantendo acesa a chama do lema Seja a Inspiração.

Numa nítida sensação de alinhamento com as premissas do Rotary em todo o planeta, o fato de encantar os rotarianos e de ser a inspiração para um mundo melhor mostra que estas filosofias são importantes aliadas na difusão da cultura de paz. Não deixe de conhecer as ideias do futuro Governador neste contexto pacificador. Esta edição ainda reserva assuntos que também contextualizam o papel do Rotary em prol do convívio harmônico nas comunidades onde a instituição atua voluntariamente. As reportagens sobre a restauração do Marco Rotário do Rotary Club de Santos e do grupo de rotarianos motociclistas que fomentam o companheirismo e divulgam os projetos do Rotary pelo mundo mostram isso.

Outros eventos também mereceram destaque, como o 2º Fórum Distrital de Interact, realizado em Peruíbe/SP; o 3º Fórum Profissional de Rotaract do Distrito 4420, que contou com a presença do Governador Claudio Takata; e a fundação do Rotary Club de São Paulo-Borba Gato, apadrinhado pelo Rotary Club de São Paulo-Ponte Estaiada. Além disso, os clubes das áreas 3, 12 e 13 realizaram rodadas de negócios em Santos/SP e São Paulo/SP, com o objetivo de promover o relacionamento profissional entre rotarianos, prospectar novos negócios e permitir que outros empresários conheçam o Rotary mais de perto. Ao lado da paz, estas ações mostram como o rotariano está inserido no ideal de servir.

Acesse tudo isso e muito mais no site www.revistarotary4420.org.br. Abraços e boa leitura!