28/02/2018

Doar e servir por 113 anos sem parar

Somente quem é capaz de dar de si, antes de pensar em si, consegue servir a humanidade por 113 anos sem parar. Não tenho a total certeza, mas um pensamento parecido pode ter sido a principal convicção do advogado Paul Harris quando ele convidou três amigos para fundarem o Rotary, em 23 de fevereiro de 1905, na cidade de Chicago (EUA). Anos se passaram, muitas transformações ocorreram, mas a essência da instituição continua a mesma, fortalecendo laços de voluntariado, companheirismo e amizade por meio do ideal de servir. Ao completar 113 anos de história em 2018, o Rotary pode estar idoso, mas não velho. Ele tem a capacidade de se reinventar, enquanto a velhice resiste às mudanças e tende a morrer.

Depois do legado de Paul Harris, o reconhecimento desta trajetória fica evidente ao constatarmos quantas lideranças passaram pelas fileiras do Rotary por todos estes anos. São e foram pessoas capazes de mudar para melhor a vida das comunidades onde atuam, sem perderem os laços que deram origem a tudo em 1905. São tantos que não teria como citarmos nomes num simples texto. São voluntários que fizeram e fazem parte da nossa história. Reconhecemos este valor diante das celebrações pelos 113 anos da instituição, com duas matérias sobre o Dia do Rotary, mostrando as homenagens que os rotarianos e o Distrito 4420 receberam na Câmara Municipal de São Paulo e no CAMP SBC.

Em outras duas reportagens, a exemplo do que publicamos nas edições anteriores, mostramos a fundação de novos cubes de Rotary pelo Distrito 4420. Os destaques desta edição vão para o Rotary Club de Bertioga-Forte, que será liderado pela empresária Olga Tamashiro; e para o Rotary Club de São Paulo-Parelheiros, que terá como sua primeira presidente a dinâmica Solange Dias. Os novos clubes dão sinais claros de como o Rotary se modifica ao passar dos anos e conta com a competência das mulheres para tornar o mundo um lugar melhor para se viver. Tanto o São Paulo-Parelheiros, quanto o Bertioga-Forte foram fundados com o propósito de servir em comunidades carentes longe dos centros urbanos.

Ainda temos a editoria Clubes em Ação, que mostra um pouco do dia-a-dia dos clubes de Rotary. Ainda temos matérias com enfoque na juventude e nas ações distritais. Os destaques são a participação dos interactianos e dos rotaractianos no Encontro Paulista de Interact Club, realizado em São José dos Campos/SP; a parceria distrital com a Grand Cru, uma das principais importadoras de vinhos do Brasil e que vai oferecer descontos especiais aos rotarianos; o Mutirão da Saúde em celebração ao “Dia do Rotary”, organizado pelos clubes da Área 3 do Distrito 4420; e o projeto Rotary nas Escolas, inciativa educacional em parceria com o Instituto Maurício de Sousa, doador de 30 mil gibis aos clubes de Rotary.

Acesse tudo isso e muito mais no site www.revistarotary4420.org.br. Abraços e boa leitura!