30/07/2018

Equilíbrio para inspirar de forma flexível

Neste editorial vou relembrar um texto que escrevi em 2016, onde conto que os motes do Rotary International (RI) são do início da organização. Anos depois, na Convenção de 1950, em Detroit (EUA), versões foram aprovadas, prevalecendo o “Mais Se Beneficia Quem Melhor Serve”, e o “Dar de Si Antes de Pensar em Si’. O Conselho de Legislação de 1999 estipulou que o “Dar de Si Antes de Pensar em Si” seria o norte principal, por expressar o voluntariado. O “Rotary é um Movimento para todos os Tempos”, afirmou Arch Klumph, criador da Fundação Rotária e Presidente do RI (1916-1917). Mais de um século depois, a Gestão Inspiradora 2018-2019 tem o desafio de rejuvenescer e flexibilizar nossas ações.

Durante a Assembleia Internacional, em San Diego (EUA), o Presidente Barry Rassin revelou aos rotarianos o “Seja a Inspiração”, lema do RI para o Ano Rotário 208-2019. De forma contagiante, ele também invocou a fortalecimento dos quadros rotários por meio dos programas de jovens (Rotaract e Interact). O Governador Carlos Torci absorveu com carisma, generosidade e entusiasmo a mensagem presidencial, identificando que ela já estava alinhada como sua filosofia de encantar sua equipe de trabalho. Durante o PETS, em Serra Negra/SP, Torci criou o elenco do Distrito 4420 ao lado dos governadores assistentes, reverenciando os presidentes dos clubes de Rotary como verdadeiros convidados de um time inspirador.

E foi assim que iniciamos o ciclo rotário 2018-2019, promovendo equilíbrio em nossas relações para inspirar de forma flexível um novo jeito de fazer Rotary. Adaptar nossas filosofias de atuação às possibilidades do mundo moderno também faz parte da proposta de encantar novos membros às nossas causas. Esse jeito de cobrar novas ações, mas sem incidir num policiamento ostensivo de nossas metas, ficou claro nas reportagens que produzimos sobre o PETS e a Festiva de Transmissão e Posse da Governadoria, evento que reuniu cerca de 600 pessoas, em 1ª de julho, no Mendes Convention Center, em Santos/SP. Nesta edição da revista Rotary 4420, temos fotos e textos destes importantes momentos distritais.

A Assembleia Distrital, a assinatura do Manifesto Nacional de Combate à Pólio e Sarampo, a mobilização dos clubes de Rotary em prol da Campanha Nacional de Multivacinação e a divulgação do jantar de boas-vindas de Barry Rassin ao Brasil também foram temas de outras matérias desta edição da Revista Rotary 4420. Somada à divulgação de nossas ações nos veículos internos do Distrito 4420 (site, revista e Facebook), adotamos uma estratégia de assessoria de imprensa para ampliar os meios de divulgação e exposição da nossa imagem pública junto à sociedade. Nas próximas edições, traremos mais detalhes sobre as participações do Governador Torci em alguns jornais, rádios e emissoras de televisão. A presença na mídia espontânea possibilita encantar novos voluntários à nossa inspiração rotária.

Veja mais no site www.revistarotary4420.org.br. Abraços e boa leitura!