15/06/2018

Erguei as mãos pelo ideal de servir

Chegamos à edição número 11 da Revista Rotary 4420, referente ao Ano Rotário 2017-2018. Com ela, também definimos uma certeza: batemos um novo recorde desde que a publicação foi reformulada no início da Gestão Humanitária 2016-2017. Fechamos esta edição especial, produzida com enfoque exclusivo na 27ª Conferência Distrital, com exatamente 108 páginas, algo inédito no Distrito 4420 do Rotary International. Influenciados positivamente pela simplicidade, pelo foco e pela capacidade de entusiasmar do Governador Claudio Takata, a nossa equipe se permitiu participar desta imersão, mergulhada no universo rotário de 30 de maio a 3 de junho de 2018, no Hotel Monte Real Resort, em Águas de Lindóia/SP.

Foram mais de 6.000 fotos produzidas, dezenas de entrevistas realizadas, centenas de parágrafos tabulados e milhares de palavras redigidas, o que resultou em 22 reportagens, onde tentamos traduzir um pouco do que de melhor aconteceu durante o principal evento distrital do ano. Mas como seríamos capazes de produzir tanto conteúdo num cenário com as mesmas pessoas por dias seguidos? É neste momento que a Conferência Distrital se torna rica do ponto de vista editorial. Respiramos notícia a todo o momento num evento deste porte. Cabe a nós identificarmos as possibilidades que flutuam ao nosso redor. Personagens não faltaram para enriquecerem essas pautas, como palestrantes, rotarianos e convidados.

Como não produzir conteúdo relevante diante de fontes tão ricas? Convivemos por dias com líderes rotários, formadores de opinião e personagens contemporâneos do Brasil. Diante de tal oásis, qualquer jornalista levantaria as mãos aos céus para agradecer a farta matéria prima para a execução do seu trabalho. E erguer os braços para o alto, de mão dadas com o companheiro ao lado, foi um gesto automático que jovens, familiares e rotarianos tiveram no encontro com o padre Marcelo Rossi. Como que um jornalista não poderia se deleitar com um momento fotográfico e textual tão rico? A capacidade ecumênica do sacerdote, independentemente de religião, foi algo ímpar. Ele fez a diferença.

Diferença também fez o Casal Governador Claudio Takata e Marie, presente quase que simultaneamente nos diversos eventos programados. E o que falar de John Hewko, Secretário Geral do Rotary International? Ao lado de sua esposa Marga, ele também percorreu casa centímetro do hotel, prestigiando reuniões, plenárias e momentos de companheirismo. Com os próximos governadores, lideranças rotárias e palestrantes de renome nacional não foi diferente. A paratleta Rejane Cândida da Silva, o filósofo Leandro Karnal, o professor marco Antonio Villa, o jornalista Rodrigo Bocardi, o delegado Luiz Antonio Pinheiro e os rotarianos que se apresentaram fizeram a diferença em nossos conteúdos. A gestão que teve como lema “O Rotary Faz a Diferença” realizou uma conferência diferente. Erguei as mãos, e parabéns a todos!

Veja mais no site www.revistarotary4420.org.br. Abraços e boa leitura!