31/12/2017

Fazer o bem é uma questão de gala

Chegamos na última edição da Revista Rotary 4420 do ano de 2017. Ao final deste ciclo, fica uma certeza para nós, principalmente do ponto de vista jornalístico e editorial. Tudo que os rotarianos do Distrito 4420 produzem cotidianamente em seus cubes seria suficiente para produzimos um jornal diário, tamanho é o empenho de todos na realização de ações dentro do ideal de servir. Às vezes, temos a sensação de que a revista não mostra tudo o que acontece, mas isso é normal em qualquer veículo de comunicação, pois a capacidade de produção, a periodicidade e os custos são fatores importantes neste processo. O fato noticioso sempre será mais frequente e veloz em relação a qualquer tipo de cobertura jornalística.

Neste sentido, temos que celebrar tudo de bom que tivemos a oportunidade de ver bem de perto, quando realizamos a cobertura jornalística de campo, praticando a reportagem com a essência que o Jornalismo exige, no exato local onde a notícia acontece. Nesta edição da revista, tivemos a chance de praticar esta modalidade de trabalho em algumas oportunidades, quando registramos com textos, entrevistas e fotos tudo o que aconteceu de mais importante em dois eventos. Cobrimos o “2º Prêmio Excelência em Rotary” e o “Jantar de Gala em Prol da Fundação Rotária”. Pudemos compreender que o trabalho em Rotary é feito com suor e ardor, mas também é possível praticar o ideal de servir com gala e valorização.

Não importa se os recursos que farão o bem à humanidade são oriundos do esforço braçal que o rotariano faz com pás e enxadas nas mãos, ou de doações que estes mesmos voluntários, seus parceiros e familiares fazem por meio de uma transferência bancária pela internet, por exemplo. O que mais importa nisso tudo é fazer o bem sem olhar a quem. Conseguimos entender que servir ao próximo não é apenas uma questão de suor e lágrimas, mas um desafio que também envolve situações de gala. É algo como dar bronca em alguém no particular, mas elogiar suas virtudes em público. O reconhecimento e a valorização devem ser feitos, sempre que possível, em público. Isso inspira novas experiências.

Foi isso que tentamos mostrar nas reportagens “Momento de homenagens e gratidão” e “Multiplicando o ideal de servir em Rotary”. Elas são as principais matérias desta edição. Além delas, temos outros conteúdos que também mostram como os clubes de Rotary e a Governadoria do Distrito 4420 trabalham sem parar. Temos as colunas fixas da revista, a editoria Clubes em Ação, uma mensagem especial do Governador Takata sobre a Conferência Distrital, a fundação de um novo clube satélite, a capacitação do Dia de Solidariedade, o evento Ética nos Negócios, a inciativa Exchange Action e a escolha dos países feita pelo YEP aos intercambistas brasileiros. Não deixe de conferir. Boas Festas e Feliz 2018.

Acesse tudo isso no site www.revistarotary4420.org.br. Abraços e boa leitura!