26/04/2019

Rotary Distrito 4420 e Grupo Tribuna realizam Seminário de Comunicação e Mídia em Santos

Com transmissão ao vivo pelo Facebook, evento lotou o auditório da TV Tribuna e levou conhecimento aos rotarianos, estudantes e profissionais de várias áreas de atuação. Assista aqui o vídeo completo!

Por Marcelino Silva – Jornalista MTb 47010/SP.
Fotos: Divulgação | Rotary Distrito 4420.

O Distrito 4420 do Rotary International realizou de forma inédita o primeiro Seminário Distrital de Comunicação e Mídia. Organizado com o apoio institucional do Grupo Tribuna, o evento promoveu debates sobre o atual cenário dos meios de comunicação, mídias sociais, fontes de informação, plataformas digitais e legislação no Brasil. Com ampla programação, ele também promoveu um ciclo de palestras com profissionais da comunicação, jornalismo, direito e universo acadêmico, além de premiar os clubes de Rotary que realizaram ações de destaque no quesito Imagem Pública. Realizado na noite de 26 de abril, o encontro lotou o auditório da TV Tribuna (Afiliada Rede Globo), na cidade de Santos/SP.

Carlos Torci, Governador do Distrito 4420, enfatizou a importância de trazer tendências de mercado para que os rotarianos adquiram conhecimento e melhorem suas plataformas de comunicação. “Antes da nossa gestão começar, iniciamos um trabalho de capacitação com base no tripé estratégico de relacionamento com as mídias, uso correto da marca do Rotary e a campanha Pessoas em Ação. Colocamos isso em prática por meio de ensino à distância, videoaulas, treinamentos, palestras e oficinas de comunicação com orientação presencial. Agora, com este seminário dentro do Grupo Tribuna, provemos uma ampla troca de experiências com profissionais, especialistas e estudantes que estão fora do universo rotário”.

A chance que o seminário deu aos participantes, a proximidade com palestrantes de renome e a parceria institucional com veículos de comunicação também foram destacadas. “Não realizamos um encontro exclusivo de Rotary, pois entendemos que era um momento de intercâmbio com o mundo exterior. As inscrições do evento permitiram a participação do público em geral, o que possibilitou uma plateia mista, repleta de rotarianos, estudantes e profissionais de várias áreas. Agradeço pela parceria de Roberto Clemente Santini, diretor-presidente do Grupo Tribuna, que nos ofereceu uma ótima estrutura. Seu apoio institucional enriqueceu a ação, aliando a reputação de suas marcas ao nome do Rotary”, finalizou.

O seminário contou com a presença de membros do Colégio de Governadores do Distrito 4420. Entre eles, destaca-se Mário Cesar de Camargo, Curador da Fundação Rotária e Diretor Eleito do Rotary International para 2019-2021. “Sempre tivemos uma tradição de timidez na divulgação de nossas ações. Havia uma máxima que dizia o que a mão direita faz, a esquerda não precisa saber. Essa postura funcionou bem em nosso período de crescimento. Em 114 anos, chegamos a 1,2 milhão de rotarianos, espalhados em 35 mil clubes no mundo, mas estamos há 25 anos estacionados nisso. Hoje, a Imagem Pública é um instrumento poderoso para reverter este cenário. A Fundação Rotária gerencia US$ 1,3 bilhão e investe US$ 400 milhões por ano em projetos humanitários. Precisamos contar essas histórias de sucesso para quem não conhece este trabalho. Somos gratos ao Grupo Tribuna por oferecer tal possibilidade”, disse Camargo.

.

Agradeço pela parceria de Roberto Clemente Santini, diretor-presidente do Grupo Tribuna, que nos ofereceu uma ótima estrutura.

– Carlos Torci –

.

.

Participação do Grupo Tribuna

Há 125 anos, com a fundação do Jornal A Tribuna de Santos, o Grupo Tribuna se consolida como o principal conglomerado de empresas de comunicação da Baixada Santista/SP. Atualmente, ele é detentor regional de marcas como A Tribuna, AT Revista, Expresso Popular, TV Tribuna, Tri FM, Tri Eventos, Tribuna On-line, G1 Santos, GloboEsporte.com, entre outras. Além do apoio institucional ao seminário, sua equipe de especialistas colaborou com o conteúdo do evento. Arminda Augusto, editora-chefe do jornal A Tribuna; e Eduardo Silva, editor-chefe da TV Tribuna; ministraram juntos a palestra “Jornalismo Multiplataforma”, enfatizando o atual perfil dos profissionais e veículos jornalísticos.

A palestra permitiu que o público conhecesse o dia-a-dia dos profissionais que trabalham para levar notícias e informações de qualidade ao leitor, ouvinte, internauta ou telespectador. “Debater a comunicação, neste momento da história do Brasil, em que se põe até mesmo os processos democráticos em xeque, foi uma iniciativa acertada e em sintonia com os temas da atualidade. E para nós, jornalistas, foi também uma oportunidade de falar sobre como se produz notícia, os desafios de levar informação séria e de credibilidade numa época em que todo mundo se considera produtor de conteúdo, especialmente em épocas de fake news. Penso que com iniciativas deste tipo, abertas ao público, o Rotary se consolida ainda mais como um organismo vivo, atuante e muito próximo de sua comunidade”, destacou Arminda.

Há 27 anos no Grupo Tribuna, sendo os últimos 14 na função de editor-chefe da TV Tribuna, Silva também destacou a importância do debate sobre jornalismo com os rotarianos, estudantes e profissionais de outros segmentos. “Eu e a Arminda fomos convidados para bater um papo sobre a profissão jornalística com o público deste importante evento. Foi uma noite muito agradável, onde falamos um pouco das nossas carreiras, dessa profissão apaixonante e ainda reencontramos vários colegas queridos que atuam há anos neste segmento profissional. Muito obrigado ao Governador Carlos Torci e ao colega Marcelino Silva pelo convite. Gostei muito de participar deste evento tão bem organizado”, parabenizou ele.

.

Penso que com iniciativas deste tipo, abertas ao público, o Rotary se consolida ainda mais como um organismo vivo, atuante e muito próximo de sua comunidade.

– Arminda Augusto –

.

.

Homenagens aos clubes de Rotary

O seminário também promoveu homenagens aos voluntários e clubes que realizam ações importantes no segmento de Imagem Pública. A proposta não foi apontar quem são os melhores naquilo que faz, mas mostra que seus trabalhos são observados de alguma forma. O Distrito 4420 possui quase 80 clubes de Rotary. Todos divulgam suas ações de forma constante e realizam projetos significativos nas comunidades locais onde atuam. Foi em nome deste contingente que os homenageados receberam este reconhecimento oficial da Comissão Distrital de Imagem Pública. Foram criadas seis categorias para esta premiação. Pessoalmente, os vencedores receberam os troféus das mãos do Governador Torci.

O Rotary Club de Santos-Boqueirão foi um dos homenageados no seminário. “Inédita e brilhante, a iniciativa agregou muito conhecimento para rotarianos e rotarianas, uma vez que as palestras foram realizadas por jornalistas renomados da região e trataram de assuntos atuais e urgentes para trabalharmos com ainda mais eficácia a Imagem Pública da nossa instituição. Entre os diversos temas abordados, destacamos as palestras Crimes e Responsabilidade Civil na Internet, Fake News e TV de Clubes, sendo que este último foi uma grande inspiração para desenvolvermos novas propostas de comunicação dentro dos nossos clubes de servir”, elogiou Maria da Graça Aulicino, presidente do clube santista.

Ela destacou a parceria com o Grupo Tribuna, com a realização do evento no auditório da TV Tribuna, aproximando a marca do Rotary das comunidades locais. “Espero que esta iniciativa se perpetue, já que tratamos de Imagem Pública com o maior grupo de comunicação da região, e que possibilitou o contato direto com jornalistas profissionais que entendem do tema. Outra ação especial foi o reconhecimento ao trabalho dos clubes, demonstrando que eles são visíveis. Assim, a homenagem transforma-se em incentivo para que o trabalho siga com alegria e paixão pelo servir. Ficamos emocionadas com o troféu que recebemos. Parabéns à Comissão Distrital de Imagem Pública”, encerrou a presidente.

.

Inédita e brilhante, a iniciativa agregou muito conhecimento para rotarianos e rotarianas, uma vez que as palestras foram realizadas por jornalistas renomados.

– Maria da Graça Aulicino –

.

.

Categorias, voluntários e clubes premiados

Assista aqui o vídeo das premiações!

1 – CONTEÚDO AUTORAL NAS MÍDIAS SOCIAIS E MINI-SITE:

Significa que este clube é ágil em suas publicações, preservando a qualidade editorial nos textos, fotos e outras publicações nas mídias sociais e no site distrital. O mais relevante deste trabalho é que ele preserva o conteúdo autoral. O clube não copia nada de ninguém, pois é capaz de produzir material próprio. Isso vai ao encontro das boas práticas da comunicação. O vencedor foi o Rotary Club de Santos-Boqueirão.

2 – MÍDIA IMPRESSA E RELACIONAMENTO COM A IMPRENSA:

Este clube mantém canais de comunicação com a mídia impressa regional, abastecendo estes veículos com fotos e informações sobre suas atividades e projetos sociais de forma constante. O clube mantém com frequência suas aparições em jornais, revistas e demais periódicos de sua região. O vencedor foi o Rotary Club de Mauá-8 de Dezembro.

3 – MÍDIA ESPONTÂNEA NA TV:

Numa única ação, este clube uniu o voluntariado do rotariano, a campanha mundial pelo fim da poliomielite (End Polio Now), a arrecadação de recursos à Fundação Rotária e a associação da marca do Rotary a outra de renome internacional, a do Santos FC. Um verdadeiro gol de placa, assim foi o evento “Craques Contra a Pólio – Futebol Solidário”, realizado em 6 de dezembro de 2018, na lendária Vila Belmiro. A inciativa teve mídia espontânea em várias emissoras de televisão e chegou em diversas cidades de São Paulo. O vencedor foi o Rotary Club de Santos-Vila Belmiro.

4 – MÍDIA IMPRESSA: BOLETIM INFORMATIVO INTERNO:

Este clube atende o perfil de consumo de informações de seus associados, produzindo um boletim informativo impresso periódico. Editado ao público interno em formato de revista, ele também atende os não-rotarianos que desejam conhecer mais sobre os projetos desenvolvidos dentro de um clube de Rotary. O vencedor foi o Rotary Club de São Paulo-Sudeste.

5 – ASSESSORIA DE IMPRENSA REGIONAL DOS CLUBES DE ROTARY:

Trata-se de um reconhecimento pessoal, O trabalho voluntário deste rotariano vai além das fileiras do seu clube. Ele empresta suas habilidades em comunicação a favor de vários clubes de Rotary da cidade de São Caetano do Sul/SP. Suas divulgações fazem com que as ações de Rotary tenham espaço espontâneo na mídia regional, ampliando a presença da Imagem Pública de Rotary nas comunidades. O vencedor foi José Luiz Cabrino, associado do Rotary Club de São Caetano do Sul.

6 – DESENVOLVIMENTO VOLUNTÁRIO DOS SITES DISTRITAIS:

É outro reconhecimento pessoal. Há anos, ele desenvolveu uma plataforma colaborativa de mini-sites para atender as demandas de comunicação eletrônica da governadoria e dos clubes de Rotary do Distrito 4420. A cada ano, ele também treina de forma voluntária os novos dirigentes rotários no uso e manutenção destas ferramentas de comunicação na web. O vencedor foi Marcelo Carvalho, associado do Rotary Club de São Paulo-Aeroporto.

.

.

Temas e palestrantes do evento

Representando os palestrantes, o jornalista Carlos Ratton também ressaltou a importância do seminário no contexto da comunicação em prol das comunidades onde o Rotary atua. “Foi uma imensa satisfação ter participado deste encontro, principalmente porque estou completando 25 anos de carreira. Falar de jornalismo e reportagem sempre é um enorme prazer para mim, principalmente por ter rotarianos na plateia. Eles fazem um trabalho maravilhoso em todo o mundo, seja nas campanhas de vacinação ou na ajuda humanitária. Para mim, que sou um jornalista que sempre está em contato com populações mais carente, foi gratificante demais. Ressalto também a receptividade do Grupo Tribuna e de todos os colegas que estavam no evento. Foi uma brilhante oportunidade que o Rotary ofereceu a nós”, agradeceu ele.

Conteúdo e programação

* Clique o link dos nomes para ler os currículos!

– 18h00 – Credenciamento e coquetel de boas-vindas.
– 19h00 – Cerimonial oficial e abertura das palestras.
– Jornalismo Multiplataforma – Arminda Augusto e Eduardo Silva (Grupo Tribuna).
– Fake News e Educação para as Mídias: estratégias contra a desinformação – Michel Carvalho.
– Crimes e Responsabilidade Civil na Internet – Raphael Vita.
– O Papel da Imprensa e o Jornalismo Social Ajudando a Comunidade – Carlos Ratton.
– TVs de Clubes: como o Santos FC virou benchmark no Brasil – Arnaldo Hase.
– Encerramento e Reconhecimento de Imagem Pública aos clubes de Rotary do Distrito 4420.

Serviço e localização

– Data: 26/04/2019 – sexta-feira – 18h00.
– Local: Auditório da TV Tribuna (Emissora Afiliada Rede Globo).
– Endereço: Rua João Pessoa, 350 – Paquetá – Santos/SP.
– Site: www.revistarotary4420.org.br/seminario
– E-mail: contato@mscommidia.com.br.
– WhatsApp: (13) 9-8809-7236.

  • 1/156
  • 2/156
  • 3/156
  • 4/156
  • 5/156
  • 6/156
  • 7/156
  • 8/156
  • 9/156
  • 10/156
  • 11/156
  • 12/156
  • 13/156
  • 14/156
  • 15/156
  • 16/156
  • 17/156
  • 18/156
  • 19/156
  • 20/156
  • 21/156
  • 22/156
  • 23/156
  • 24/156
  • 25/156
  • 26/156
  • 27/156
  • 28/156
  • 29/156
  • 30/156
  • 31/156
  • 32/156
  • 33/156
  • 34/156
  • 35/156
  • 36/156
  • 37/156
  • 38/156
  • 39/156
  • 40/156
  • 41/156
  • 42/156
  • 43/156
  • 44/156
  • 45/156
  • 46/156
  • 47/156
  • 48/156
  • 49/156
  • 50/156
  • 51/156
  • 52/156
  • 53/156
  • 54/156
  • 55/156
  • 56/156
  • 57/156
  • 58/156
  • 59/156
  • 60/156
  • 61/156
  • 62/156
  • 63/156
  • 64/156
  • 65/156
  • 66/156
  • 67/156
  • 68/156
  • 69/156
  • 70/156
  • 71/156
  • 72/156
  • 73/156
  • 74/156
  • 75/156
  • 76/156
  • 77/156
  • 78/156
  • 79/156
  • 80/156
  • 81/156
  • 82/156
  • 83/156
  • 84/156
  • 85/156
  • 86/156
  • 87/156
  • 88/156
  • 89/156
  • 90/156
  • 91/156
  • 92/156
  • 93/156
  • 94/156
  • 95/156
  • 96/156
  • 97/156
  • 98/156
  • 99/156
  • 100/156
  • 101/156
  • 102/156
  • 103/156
  • 104/156
  • 105/156
  • 106/156
  • 107/156
  • 108/156
  • 109/156
  • 110/156
  • 111/156
  • 112/156
  • 113/156
  • 114/156
  • 115/156
  • 116/156
  • 117/156
  • 118/156
  • 119/156
  • 120/156
  • 121/156
  • 122/156
  • 123/156
  • 124/156
  • 125/156
  • 126/156
  • 127/156
  • 128/156
  • 129/156
  • 130/156
  • 131/156
  • 132/156
  • 133/156
  • 134/156
  • 135/156
  • 136/156
  • 137/156
  • 138/156
  • 139/156
  • 140/156
  • 141/156
  • 142/156
  • 143/156
  • 144/156
  • 145/156
  • 146/156
  • 147/156
  • 148/156
  • 149/156
  • 150/156
  • 151/156
  • 152/156
  • 153/156
  • 154/156
  • 155/156
  • 156/156
Compartilhe:

Sobre Revista Rotary 4420

Revista Rotary 4420

  • Email

Enviar comentário

*