13/03/2019

Semana Mundial de Rotaract celebra 51 anos de fundação do programa patrocinado pelo Rotary

Apoiado internacionalmente pelos clubes de Rotary, o movimento global de jovens encontra soluções inovadoras para lidar com os variados problemas do mundo

Da Redação Revista Rotary 4420.
Fotos: Divulgação | Rotary Distrito 4420.

Estamos felizes em ter ao lado um programa que reúne o voluntariado, a energia e a generosidade dos nossos jovens, seja no Brasil ou pelos quatro cantos do mundo. Rotaractianos, vocês são um orgulho para nós. Parabéns pelos 51 anos de fundação do Rotaract! O Rotaract une pessoas de 18 a 30 anos para trocarem ideias, aprimorarem suas habilidades de liderança, ajudarem o próximo e se divertirem ao longo do caminho. Em todo o mundo, associados do Rotary e do Rotaract trabalham lado a lado em projetos humanitários. Os Rotaract Clubs administram suas operações, gerenciam seus fundos e planejam atividades e projetos alinhados a causas relevantes para a comunidade. Os Rotary Clubs patrocinadores oferecem orientação e apoio, e trabalham em parceria com o Rotaract.

A história no Brasil

Ao final da década de 80 e início de 90 surgiam movimentos dentro dos distritos. Rotaract Clubs em todo mundo urgiam por uma estrutura de troca de informações e atividades conjuntas em diversas nações ou regiões. Surgiu então, por influência e luta principalmente dos brasileiros, as OMIR (Organizações Multidistritais de Informação de Rotaract) ou MDIO (Multidistric Information Organizations). Fundada oficialmente em 1991 como Omir Brasil, hoje denominada Rotaract Brasil, é a organização de âmbito nacional do Rotaract, no Brasil. Sua descrição oficial é: Organização Multidistrital de Informação de Rotaract do Brasil.

Apesar de sermos compostos por 38 distritos do Brasil, para RI não existe o parâmetro nacional, por isso formamos uma Organização Multidistrital, ou seja, vários distritos). A Rotaract Brasil foi criada para aumentar o intercâmbio de informações entre os Rotaracts, elevando o nível de trabalho, o profissionalismo e o marketing para toda a organização. A Omir não é apenas seu presidente e equipe, mas os RDRs (representantes distritais de Rotaract), os presidentes dos clubes e toda a rede de informações gerada por todos esses. As deliberações que não sejam atos administrativos (que visem o bom cumprimento do Regimento e funcionamento da Omir) são tomadas pelos RDRs.

A Rotaract Brasil tem alterado, inclusive, situações problemáticas nos distritos e clubes, simplesmente informando e aconselhando. A visão global que uma organização como esta tem favorece muito as ações estratégicas de todo o programa. Nossa organização vem se destacando no nível de trabalho e intercâmbio com outras organizações, como fizemos na primeira reunião com Omirs de todo o mundo, quando convocamos no INTEROTA (Conferência Mundial do Rotaract) de 1999. Apesar disso, ainda temos muito a desenvolver, assim como todo o programa Rotaract. E seguimos fortes nesse objetivo.

Como posso me associar?

Consulte sua universidade ou contate um Rotary Club local para saber se já existe um Rotaract na região. Se for o caso, fale com os responsáveis para descobrir como participar da próxima reunião, projeto ou evento do clube.

Números mundiais do Rotaract:

• 10.904 clubes de Rotaract.
  • 184 países participantes
  • 250.792 rotaractianos.

Saiba mais sobre o Rotaract nos sites abaixo: